quinta-feira, 23 de abril de 2020

CÉU ou CÉUS?


1.INTRODUÇÃO
Texto base: 2Coríntios 12:2 “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe). A Bíblia Sagrada  nos fala de três (3) céus e não sete, como muitos dizem por aí, os outros céus que mencionam não são dimensões, todos são atribuídos a Deus como criador, conforme o Salmo 102: 25 “Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.” Devemos lembrar que a Antiga Aliança foi escrita no aramaico e no hebraico e a  Nova Aliança, por exemplo, o Evangelho de Mateus foi escrito no hebraico e os demais escritos no grego koité, ou seja, o grego popular.
A segundo a Biblia Hebraica a palavra “céus” no hebraico é Shamayim para se referir todo universo como em:
1.Gênesis 1:1 “No principio criou Deus os céus e a terra.
2.Gênesis 2:1 “Assim pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.
3.Jeremias 23:24Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? — diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra?
4.Atos 17:24O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas...
A ambiguidade do termo Shamayim na Bíblia Hebraica, e por ser uma palavra plural, dão  vários significados  sobre a palavra céus: 
Marom equivalente Shamayim, no plural, significa “alturas” “elevações”:
1.Salmos 68:18 “Subistes ás alturas, levastes cativo o cativeiro, recebeste  homens por dádivas até mesmo rebeldes, para que o Senhor deus habite no meio deles.
2.Salmos 93:4 “ Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o bramido das águas, do que os poderosos vagalhões do mar.
3. Salmos 102: 10 “ Que o Senhor, do alto de seu santuário, desde os CÈUS baixem vistas á terra,
Galgal significa “turbilhão”  como vemos
1.Salmo 77:18  O ribombar do teu trovão ecoou na redondeza, os relâmpagos alumiaram o mundo, a terra se abalou e tremeu”.
 Shahak  traduzido como céu, universo, como vemos em:
1.Deuterònomio 33:26 “Não há outro, ó amado, semelhante a Deus, que cavalga, sobre os CÉUS para a tua ajuda e com  a sua alteza sobre as nuvens”.
2.Jó 37:18 “ Ou estendeste com ele o espelho fundido?
3.Salmo 18:11 “Das trevas fez um manto em que se ocultou, escuridade de águas e espessas nuvens dos CÈUS eram o seu pavilhão!.
Devemos observar se a palavra Sharak estiver no plural a palavra fica “nuvens” referindo-se a “firmamento”, por exemplo:
1.Jó 35:0 “Atenta para os céus e vê , contempla as altas nuvens acima de ti”.
2.Jó 36:28 “ a qual as nuvens derramam a gotejam sobre o homem abundantemente”.
3.68:34 “Tributai glória a Deus; a sua majestade está sobre Israel e a sua fortaleza nos espaços siderais”.
2.DESENVOLVIMENTO
Tanto a Bíblia quanto a Ciência afirmam a existência de três céus, sendo que, sobre o TERCEIRO CÈU a ciência não tem definição:
1.O Primeiro Céu é a nossa atmosfera, o firmamento onde voam os aves,  
-Gênesis 7:3  Também das aves dos céus, sete pares: macho e fêmea; para se conservar a semente sobre a face da terra”.
-Salmos 8:8 “as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.
e também chamada de camada formada por gases que protegem a Terra, que transmitem a luz, o som e fornece o ar que respiramos que nos diz em Lamentações 4:19  Os nossos perseguidores foram mais ligeiros do que as aves dos céus; sobre os montes nos perseguiram, no deserto nos armaram ciladas.
2.O Segundo Céu é o espaço exterior, o céu estrelado onde nossa atmosfera termina, onde estão fixos o sol, a lua e as estrelas.
As estrelas são intermináveis e a distancia entre todas é espantosa, diante desta beleza o Davi escreveu o Salmo 19:1 “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Assim como em:
Deuteronômio 17:3 “que vá, e sirva a outros deuses, e os adore, ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei;
-Jeremias 8:2 “espalhá-los-ão ao sol, e à lua, e a todo o exército do céu, a quem tinham amado, e a quem serviram, e após quem tinham ido, e a quem procuraram, e diante de quem se tinham prostrado; não serão recolhidos, nem sepultados; serão como esterco sobre a terra.
-Mateus 24:29 “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados “.
3.Terceiro Céu está além do espaço e das estrelas. È conhecido como o lugar mais alto, o lugar mais sagrado. È o lugar do Trono de Deus e os Santos Anjos. E também onde habitará os salvos e remidos pelo sangue do Cordeiro. O Lugar em que Jesus Cristo chamou de “Casa do meu  Pai”(João 14:2). O Terceiro Céu é o céu dos Céus.
Deuteronômio 10:14 “Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor teu Deus, a terra e tudo o que nela há”.
1Reis 8:27 “Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei”
O Terceiro Céu a ciência não tem definição  para explicar, o Apóstolo Paulo  em 2Coríntios 12: 2-4 diz “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe)”.
Em 2Coríntios 12: 2-4“Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe). (...) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. Observa-se que diferente de muitos que hoje expõe publicamente suas experiências de morte pessoal, viajam para o céu e dão muitos detalhes lúcidos e emocionantes, mas o Apóstolo Paulo foi diferente, não dá detalhes do que aconteceu no Terceiro Céu, somente diz que ouviu “palavras inexprimíveis, que o homem não tem permissão para falar”.
3.CONCLUSÃO
Analisando o contexto de Paulo, mesmo a Bíblia nos dando alguns detalhes menores de como é o céu, mas as  secretas do céu são mistérios, mas que é o melhor lugar, isto ninguém tem dúvida, até mesmo após Paulo ter tido essa experiência, a sua obediência e vontade aumentava a cada dia para morar no céu, como disse em Filipenses 1:23 “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor”. E Filipenses 3:20 “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.”
O céu será a morada dos justos que possuem a vida eterna. O céu é “um peso de glória” com disse Paulo em 2 Coríntios 4:17O céu é o lugar da “libertação de todos os males” vemos 2Corintios 5:1-2.  O céu é a “casa do Pai (João14:2) também “paraíso” (Lucas 23:43). O céu é onde está localizada a “Jerusalém Celestial” antes de vir á Terra (Galátas 4:26). O céu é  “à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia (Hebreus 12:22).
O céu é “a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus
( Apocalipse 3:12). O céu é a nossa herança. A nossa futura morada com Jesus Cristo nosso Deus e lá estaremos para sempre com o Senhor, sem dor, sem tristezas, sem nenhum tipo de problema, porque o SENHOR é a nossa vida. Amém
4.REFERÊNCIAS
-Biblia Sagrada – A Bíblia da Pregadora - Sociedade Bíblica do Brasil - Editora Evangélica Esperança . Curitiba. Paraná. 2009. ARA – Almeida Revista Atualizada.
-GASSMANN, Lothar –Teólogo alemão
- PONDER, Lance, consulta em sua página no Linkedin no dia 16 de dezembro de 2019.




Nenhum comentário:

Postar um comentário