sábado, 25 de julho de 2020

A relação do Liberalismo Teológico com o Liberalismo Politico


O Liberalismo Teológico (Modernismo) faz conexão com o Liberalismo Politico e como afirma John Locke, filosofo do século XVII, em seu “Tratado Sobre o Governo Civil”, que a autoridade politica é baseada em um Contrato Social entre os indivíduos, que estabelecem um magistrado civil para proteger suas vidas, liberdades e propriedades.
Segundo Ernest Pickering, o Liberalismo Politico de hoje foi incentivado pela influencia da Teologia Liberal e de seus defensores. E neste texto não pretendo diferenciar os antigos Liberais, os Neo-Ortodoxos, os Neoliberais e outras Escolas de Teologia Moderna, todos os chamo de “Liberais” porque defendem uma interpretação liberal da Bíblia Sagrada e da Fé Cristã como contrária á posição cristã histórica.
Os Liberais Teológicos tendem a ser e apoiar os Liberais Políticos, enquanto que os Teólogos Conservadores tendem a ser e apoiar os Conservadores Políticos é claro que existem exceções, alguns Liberais Teológicos são conservadores e vice-versa.
 Entretanto, há uma estreita conexão entre os Sistemas Liberais tanto na Política quanto na Teologia, embora os indivíduos possam não ser consistentes em sua atitude em relação aos sistemas.
Segundo o Pastor Josias Moura de Menezes, alguns nomes no Liberalismo Teológico responsáveis pelos novos rumos do Protestantismo, como:
1-Friedrich Scheiermacher (1768-1834) Teólogo e Filosófo alemão defende a tese de que não há religiões falsas e verdadeiras, toda tem por objetivo ligar o homem finito com Deus infinito. Seu pensamento está mais próximo do Transcendentalismo de Karl Barth.
2-Johann David Michalis (1717-1791) Teólogo Protestante Alemão sendo o primeiro a abandonar o conceito da inspiração literal das Escrituras Sagradas.
3-Adolf Von Harnack (1851-1930)Teólogo Protestante alemão que defende em sua principal obra “História dos Dogmas” que a evolução dos dogmas do cristianismo pela helenização progressiva progressiva da fé cristã e em sua segunda obra “A essência do cristianismo” reduziu a religião cristã a uma espécie de confiança em Deus sem dogma algum e sem cristologia.
4-Albrecht Ritschl (1822-1889)- Teólogo Alemão  ensinou que a Teologia não pode seguir Georg Hegel (Filosofo alemão tributário da Filosofia Grega, da racionalismo Cartesiano e do idealismo alemão. Para Ritschl destacou o conteúdo ético da Teologia Cristã e que deve basear-se na apreciação da vida interior a Cristo.
5-Davi Friedrich Strauss (1808-1874)- Teólogo alemão de maior influencia no século XIX sobre não-teólogos e não-eclesiásticos. Em 1872, publicou “A Antiga e a Nova Fé”, a evolução darwiniana em contrastes com a fé bíblica. Para Strauss Jesus Cristo é mero homem, que é necessário escolher entre uma observação imparcial e o Cristo da fé. 
Nas obras de Strauss não há lugar para o sobrenatural e que os milagres são mitos, contados para reafirmar o papel necessário de Jesus, daí as referencias ao Antigo Testamento. Enfim, para Strauss apresenta Jesus Cristo como uma figura Histórica, de sua vida nada se sabe, sendo tudo lenda e mito.
6-Sorem Kierkegaard (1813-1855)- Teólogo e Filosofo dinamarquês, atacou o panteísmo cultural de Hegel e se afastou da Igreja Luterana por considerar pouco cristã. É considerado o Precursor da Teologia Transcendental, de que Karl Barth no século XX  é o principal representante.

Referências Bibliográficas
-Pickering, Ernest, -Artigo “A relação do Liberalismo Teológico com o Liberalismo Político”- Decano e Professor de Teologia Sistemática –Seminário Teológico Batista Conservador Central. Revista Galáxie CENQ  07:4 inverno de 1964.
-www.josiasmoura.wordpress.com


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