terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Cultura do Povo de Deus

Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo e metabiológico criado pelo homem. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identifica uma sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período. Se Cultura é isso mesmo, por que o povo de Deus está mudando sua Cultura, introduzindo na Igreja, outros costumes, outros comportamentos, outros valores, outras regras morais .Se nascer de novo significa deixar os costumes antigos e viver na Cultura de Deus? Basta estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse como sendo a mensagem de Deus. Certa segunda-feira no Culto de Doutrina na Igreja a qual me congrego, meu pastor aferiu sobre isso, dizendo que a cultura tem sido um dos maiores entraves na obra do Senhor Jesus. Como Historiadora passei a semana toda pensando nesse estudo. E cheguei à conclusão que realmente é verdade, o Espírito Santo revelou através do meu pastor verdades de Deus.O povo de Deus quer imitar as culturas pagãs. Se o povo obedecesse ao Senhor para “Examinai as Escrituras (João5:39) eles não se desviariam para as culturas pagãs, ”porque a Escritura não pode falhar (João 10:35).E “toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,(II Timóteo 3:16)”. A falta do conhecimento da Palavra de Deus, da oração e do jejum são fatores que fazem a cultura pagã estar adentrando na Igreja do Senhor.E o povo continua sendo como naquele tempo desobediente.( “Meu povo sofre porque lhe falta o conhecimento (Oséias 4:6)”. Muitos pregadores e muitos crentes dizem que é preciso acompanhar a modernidade. Os tempos mudaram dizem. Na época de Moisés também havia modismos, mas o povo de Deus não seguia a moda. Entre o povo de Deus havia diferenças entre roupas de homens e mulheres. Todos usavam vestidos, diferenciando apenas pelo cinto, mas era diferente. Homem não usava cinto de mulher e vice-versa. No Brasil , as mulheres começaram a usar calças compridas a partir da revolução de 1968, o ano das mudanças no mundo inteiro. A Cultura de Deus diz que” a mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar de mulher; porque quem faz tais coisas é abominável ao Senhor teu Deus. (Deuteronomio. 22:5). A Cultura de Deus diz que “não seja o adorno da esposa que é exterior, como frisado de cabelo, adereços de ouro, aparato de vestuário. I Pedro3: 3)”.Atualmente quando se está no púlpito e se olha para a Noiva do Cordeiro tem-se a impressão que se está numa platéia de pagãos, as roupas são as mesmas.Tenho visto irmãs usarem roupas de ciganas, porque é “muito bonita” essa saia.Os homens até que são mais discretos, mas o que tem de irmãos com camisas que tem cada dizer estrangeiro no peito e na costa e que dizeres, hein? E os brincos, a maquiagem, os anéis, a pintura dos cabelos, as saias jeans, as mini-saias, aquelas blusas cheias de lantejoulas, brilhando como num show de pagãos? A minha Bíblia diz; “tendo chegado a Jezreel, Jesabel o soube; então, se pintou em volta dos olhos, enfeitou a cabeça e olhou pela janela. )II Reis 9:30).Por que o Espírito Santo mandou que destacassem isso? É óbvio, para que as mulheres de Deus não imitassem a Jesebel e fossem naturais perante ao Senhor. Vemos jovens de mini-saias jeans, de cabelos esticados na chapinha, de compacto na cara, de baton nos lábios, de cabelos pintados de preto, de blusas com manguinhas mostrando o sovaco, calças compridas, shorts, na Igreja, no Grupo de Jovens,de adolescentes, no Circulo de Oração, enfim, meu Deus.Eu sou fanática por Jesus Cristo ou tenho de aceitar tudo isso?Sim, sou fanática pelo Único Homem que me entende e me ama de verdade, mas aceitar, nunca. Sempre que Deus mandar falar eu falo. O capitalismo e a globalização inventaram a “marca’. Há crentes que só usam marca e perfumes de marca. E ainda questionam: Deus quer que o crente ande bem vestido. Confundem andar bem vestido com as influencias do paganismo. É tanta influencia pagã dentro da Igreja que me reporto para a época da Igreja Primitiva, onde até mesmo os ricaços que aceitavam Jesus Cristo como o seu Salvador deixavam a cultura pagã, nasciam de novo.Começavam a viver a Cultura de Deus. Eu fui uma dessas que vivia na cultura pagã, fui até Secretaria de Cultura no meu município e fazia alarde de tudo que era paganismo. Pintava o cabelo semanalmente. Balangandãs no pescoço, orelha, tornozelos, enfim, era uma árvore de natal,mas um dia tive um encontro com Jesus Cristo e Ele mudou o meu viver.Glória a Deus.Lembro que Dorcas ou Talita (Atos 9:36), era costureira, e ajudava a fazer roupas das mulheres que se convertiam ao Senhor.Desde que Jesus me salvou aprendi a fazer as minhas roupas. Creio foi o Espírito Santo quem me ensinou. Quase ninguém gosta das minhas roupas. Uso bleizes dia e noite de mangas curtas ou longas. É a forma que acho que estou bem vestida diante de Deus.A hora que Jesus voltar, estou materialmente e espiritualmente preparada. Peço ao Senhor, para que nunca eu ou meus filhos venham a se desviar do seu caminho, dos seus estatutos.Para não sermos “crentes” e sim continuarmos a ser salvos e remidos na Pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Que o povo de Deus seja iluminado para que resgate, preserve e vivenciem a Cultura de Deus.Esta é minha oração.amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário