quinta-feira, 22 de julho de 2010

Teofanias e Epifanias


Estudando o Antigo Testamento vemos alguns trechos onde Deus se faz conhecido, entre esses trechos temos suas aparições (Teofanias e Epifanias).Adão e Eva ouviram o som de Deus andando pelo Jardim do Éden no frescor dia dia(Gênesis 3:8).O Senhor apareceu aos Patriarcas Abraão,Isaac e jacó (Gênesis 15:1-21); (17:1-21); (18:33); (26:2-5); (28:12-16); (32:24-32).
Alguns estudiosos referem-se a todas as aparições de Deus no Antigo Testamento como Teofanias.Outros fazem distinção entre Teofanias e Epifanias.
TEOFANIAS: é apariação de Deus com o propósito de transmitir uma mensagem - chamar um profeta, fazer uma aliança ou promessa (Kuntz,The Self-Revelation of God, 37).
As Teofanias mais notáveis do Antigo Testamento são a Sarça Ardente (Êxodo 3), o Estremecimento de Sinai (Êxodo 19), os chamados de Isaias (Isaias 6) e Ezequiel (Ezequiel 1) e o Redemoinho de Jó ( Jó 38).São sempre acompanhadas de fogo,terremoto, trovão,fumaça, vento.
EPIFANIAS:referem-se ás aparições de Deus para ajudar,abençoar,alertar,resgatar ou salvar seu povo (Claus Westermann:"On Criation Genesis"(1990):24.
Bem próximo das Teofanias/Epifanias estão os relatos de aparições de Deus a pessoas em Visões e Sonhos, no Anjo do Senhor, em sua Face,seu Nome ou sua Glória.(Gênesis 41); (Mateus 1:20);(Miquéias 1:3-4) entre outras citações biblicas.
Kuntz disse que a aparição não possui forma consistente.A descriçãoTeofânica pode mencionar alguns dos instrumentos divinamente destacados pelos quais a divindade pode ser representada.Estudiosos de Teologia Biblia em geral identificam QUATRO: o KÂBOD(GLÒRIA); MAL'ÂK(MENSAGEIRO ou ANJO); PÂNÎM(FACE) e SÊM(NOME).Esses véiculos tecnicamente conhecidos por TEOLOGÔMENOS,são as "representações" da divindade em sua natureza real, mas JAMAIS, plenamente REVELADA.

2 comentários:

  1. Paz,minha irma quero lhe dar os parabens pela brilhante esplanação acerca de Teofanias e Epifanias e fico feliz que vc tenha encabeçado este interesse profundo da palavra de Deus , e que Deus em Cristo possa conduzir a tua vida a anceios cada vez mais altos fica na paz e que Deus em Cristo continue ti abençoando !!!!!

    Ass: Pr Anderson Tietê /sp

    ResponderExcluir
  2. Varão, que tal ter um site assim: http://www.futebolclubes.com/portal
    entre veja e mim diga o que achou, podemos negociar para que eu possa desenvolver um para você de forma que fique personalizado ao seu gosto de cores e tudo mais, faço um preço ótimo....
    entre em contato comigo contato@tenhaseublog.com .

    ResponderExcluir