terça-feira, 12 de outubro de 2010

Balaque e Balaão:dois aliados?!

Devemos ser um estudante incansável das Escrituras. Nelas aprendemos a discernir a justiça da injustiça. O amor do desamor. O pecado da Santidade.O certo do errado. O que lícito e ilícito, enfim são as Santas Escrituras que falam de Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor.Portanto, vamos juntos nos deleitar no Livro de Números fazendo links com outros demais Livros que formam as Escrituras.Preparados??Sentemos á mesa e saboreemos esse MANJAR: Números 21:16-35:Ao comando do Senhor, o povo se ajuntou ao redor do poço (Beer). Príncipes e nobres cavaram o chão e a água jorrou das fontes profundas para alívio de todos. Que figura apropriada dos tesouros da Palavra que os servos de Deus têm trazido à luz para nosso enriquecimento. Os príncipes engajados num trabalho frutífero (os tais que, de acordo com 1 Tessalonicenses 5:12, trabalham entre os irmãos e os presidem no Senhor), os “nobres do povo” (v. 18), quais os bereanos – que eram mais nobres que os de Tessalônica (Atos 17:11) – se ajuntaram ao “Legislador” (ou seja, Cristo) e se aplicaram ao estudo das Escrituras. Às vezes os nobres são admirados e invejados. Bem, aqui são designados como tais aqueles que examinam as Escrituras (João 5:39) e as colocam diante de nós; aliás, cada filho de Deus é conclamado a perscrutar as Escrituras. O refrigério espiritual desfrutado ao redor do poço alegrou o coração do povo. “Está alguém alegre? Cante louvores” (Tiago 5:13). E Israel cantou. Desde o Mar Vermelho, há quarenta anos, não os vemos fazendo isso (a não ser as canções e danças profanas ao redor do bezerro de ouro). Finalmente, agora a murmuração deu lugar ao louvor. Junto com a alegria, Israel também encontrou a força (Neemias 8:10). Ela é exercitada nas suas primeiras batalhas contra Seom e Ogue, e ao render esplêndidas vitórias.

Números 22:1-21:Agora deixaremos Israel por alguns dias para descobrir o que está acontecendo com os seus inimigos. Cheios de medo, Moabe e seu rei, Balaque, viram Israel subindo do deserto, cobrindo a terra e posicionando-se bem à frente deles. Eles temeram que suas plantações estivessem em risco de ser saqueadas, da mesma maneira que “o boi lambe a erva do campo” (v. 4). Que Moabe fique tranqüilo! Quando o maná, o Pão da vida, é apreciado pelo povo de Deus, eles não vão querer nada do que o mundo possui. Com o objetivo de conquistar Israel, Balaque pensa em usar meios sobrenaturais. Ele chama para ajudá-lo o adivinhador Balaão, cuja fama conhecia. Esse homem personifica, ao longo das Escrituras, um clero acomodado, alugando a si mesmo por causa da recompensa (Deuteronômio 23:4; Judas 11). Balaão está dividido entre o desejo de receber as riquezas e honras prometidas pelos emissários de Balaque e a consciência de que é incapaz de ir além da soberana vontade de Deus. Visitado pelo Senhor, Balaão ouve a seguinte afirmação categórica e clara: “Não irás com eles, nem amaldiçoarás o povo; porque é povo abençoado”! Na esperança de persuadir o Senhor a revogar Sua declaração, o profeta infiel esquece que Deus não muda (conforme 23:19). Então, quando a segunda delegação chega, ele recebe permissão para ir onde seu coração ganancioso o guia.

Números 22:22-41:E assim Balaão colocou a sela em sua jumenta e partiu com o coração leve, fazendo antecipadamente os cálculos da recompensa da iniqüidade. Mas, aos olhos do Senhor, o caminho dele era perverso (v. 32), o que indica que leva à perdição. Balaão fingia obedecer a Deus quando, na verdade, estava “atraído e engodado pela sua própria concupiscência” (Tiago 1:14). O Senhor quer fazê-lo entender isso e lhe fala de maneira miraculosa pela boca da jumenta. Sem resultado! Então o anjo se revela a ele e o adverte (2 Pedro 2:15-16). Mais tolo e cego que seu animal, Balaão insiste, e o Senhor lhe permite continuar. Para nos fazer parar, será que Deus não tem se colocado no caminho de nossa vontade própria? Ele levanta obstáculos que falam de Sua parte, se soubermos como ouvir. Há muitas ocasiões em que deveríamos nos perguntar se o Senhor não pode estar no meio do caminho de um projeto que Ele desaprova!

O Novo Testamento menciona o “caminho” e o “erro” de Balaão (Judas 1:11), e finalmente sua “doutrina(Apocalipse 2:14). Agir de acordo com a própria vontade sempre leva ao desvio.

Balaque e Balaão agora se encontram para o nefasto trabalho. Juntos, os dois aliados são um tipo do rei perverso chamado de “a Besta”, e do falso profeta ou Anticristo, que na predição do Apocalipse, serão instigados por Satanás contra Israel e contra Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário