A Escola Dominical é uma das instituições mais
úteis, benéficas e duradouras da história do protestantismo. Ela se insere no
contexto mais amplo da Educação Religiosa ou Educação Cristã, que sempre tem
sido uma preocupação da Igreja, desde os tempos apostólicos. O interesse em
instruir, educar e capacitar o povo de Deus foi muito importante no Antigo
Testamento, no contexto da família e da vida religiosa de Israel. No período
interbíblico surgiu uma importante Agência Educativa Judaica que foi a
SINAGOGA. O ensino recebeu enorme ênfase no ministério de Jesus, que foi MESTRE
e reuniu em torno de si os seus discípulos. Na Igreja Primitiva, as atividades
didáticas foram fundamentais para a propagação e consolidação do novo
movimento, como se pode verificar amplamente nos
Em 1824 foi fundada a União Nacional de
Escolas Dominicais, que organizou os líderes, publicou literatura e criou
milhares de escolas no interior do país. Na mesma época, muitas denominações
começaram a criar as suas próprias uniões de escolas dominicais.Até a década de
1870, existiram dois tipos de Escolas Dominicais:
(a) missionárias, que evangelizavam
crianças em áreas rurais e bairros pobres das grandes cidades;
(b) eclesiásticas, que educavam os
filhos dos membros das igrejas.
Em 1869 reuniu-se a primeira Convenção
Nacional de Escolas Dominicais (passou a denominar-se Convenção Internacional
em 1875).
Em 1905, foi criada a Associação
Internacional de Escolas Dominicais, que passou a promover convenções em muitos
países, algumas das quais tiveram a presença de brasileiros.
( Fonte: http://www.mackenzie.br)
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