O Liberalismo Teológico
(Modernismo) faz conexão com o Liberalismo Politico e como afirma John Locke, filosofo
do século XVII, em seu “Tratado Sobre o Governo Civil”, que a autoridade
politica é baseada em um Contrato Social entre os indivíduos, que estabelecem
um magistrado civil para proteger suas vidas, liberdades e propriedades.
Segundo Ernest Pickering, o
Liberalismo Politico de hoje foi incentivado pela influencia da Teologia
Liberal e de seus defensores. E neste texto não pretendo diferenciar os antigos
Liberais, os Neo-Ortodoxos, os Neoliberais e outras Escolas de Teologia
Moderna, todos os chamo de “Liberais” porque defendem uma interpretação liberal
da Bíblia Sagrada e da Fé Cristã como contrária á posição cristã histórica.
Os Liberais Teológicos tendem
a ser e apoiar os Liberais Políticos, enquanto que os Teólogos Conservadores tendem
a ser e apoiar os Conservadores Políticos é claro que existem exceções, alguns
Liberais Teológicos são conservadores e vice-versa.
Entretanto, há uma estreita conexão entre os Sistemas
Liberais tanto na Política quanto na Teologia, embora os indivíduos possam não ser
consistentes em sua atitude em relação aos sistemas.
Segundo o Pastor Josias
Moura de Menezes, alguns nomes no Liberalismo Teológico responsáveis pelos
novos rumos do Protestantismo, como:
1-Friedrich Scheiermacher (1768-1834)
Teólogo e Filosófo alemão defende a tese de que não há religiões falsas e
verdadeiras, toda tem por objetivo ligar o homem finito com Deus infinito. Seu
pensamento está mais próximo do Transcendentalismo de Karl Barth.
2-Johann David Michalis (1717-1791)
Teólogo Protestante Alemão sendo o primeiro a abandonar o conceito da
inspiração literal das Escrituras Sagradas.
3-Adolf Von Harnack
(1851-1930)Teólogo Protestante alemão que defende em sua principal obra
“História dos Dogmas” que a evolução dos dogmas do cristianismo pela
helenização progressiva progressiva da fé cristã e em sua segunda obra “A
essência do cristianismo” reduziu a religião cristã a uma espécie de confiança
em Deus sem dogma algum e sem cristologia.
4-Albrecht Ritschl
(1822-1889)- Teólogo Alemão ensinou que
a Teologia não pode seguir Georg Hegel (Filosofo alemão tributário da Filosofia
Grega, da racionalismo Cartesiano e do idealismo alemão. Para Ritschl destacou
o conteúdo ético da Teologia Cristã e que deve basear-se na apreciação da vida
interior a Cristo.
5-Davi Friedrich Strauss
(1808-1874)- Teólogo alemão de maior influencia no século XIX sobre
não-teólogos e não-eclesiásticos. Em 1872, publicou “A Antiga e a Nova Fé”, a
evolução darwiniana em contrastes com a fé bíblica. Para Strauss Jesus Cristo é
mero homem, que é necessário escolher entre uma observação imparcial e o Cristo
da fé.
Nas obras de Strauss não há lugar para o sobrenatural e que os milagres
são mitos, contados para reafirmar o papel necessário de Jesus, daí as
referencias ao Antigo Testamento. Enfim, para Strauss apresenta Jesus Cristo
como uma figura Histórica, de sua vida nada se sabe, sendo tudo lenda e mito.
6-Sorem Kierkegaard (1813-1855)- Teólogo e Filosofo dinamarquês, atacou o panteísmo
cultural de Hegel e se afastou da Igreja Luterana por considerar pouco cristã.
É considerado o Precursor da Teologia Transcendental, de que Karl Barth no
século XX é o principal representante.
Referências Bibliográficas
-Pickering, Ernest, -Artigo
“A relação do Liberalismo Teológico com o Liberalismo Político”- Decano e
Professor de Teologia Sistemática –Seminário Teológico Batista Conservador
Central. Revista Galáxie CENQ 07:4
inverno de 1964.
-www.josiasmoura.wordpress.com
-www.josiasmoura.wordpress.com
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