terça-feira, 12 de outubro de 2010

Balaque e Balaão:dois aliados?!

Devemos ser um estudante incansável das Escrituras. Nelas aprendemos a discernir a justiça da injustiça. O amor do desamor. O pecado da Santidade.O certo do errado. O que lícito e ilícito, enfim são as Santas Escrituras que falam de Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor.Portanto, vamos juntos nos deleitar no Livro de Números fazendo links com outros demais Livros que formam as Escrituras.Preparados??Sentemos á mesa e saboreemos esse MANJAR: Números 21:16-35:Ao comando do Senhor, o povo se ajuntou ao redor do poço (Beer). Príncipes e nobres cavaram o chão e a água jorrou das fontes profundas para alívio de todos. Que figura apropriada dos tesouros da Palavra que os servos de Deus têm trazido à luz para nosso enriquecimento. Os príncipes engajados num trabalho frutífero (os tais que, de acordo com 1 Tessalonicenses 5:12, trabalham entre os irmãos e os presidem no Senhor), os “nobres do povo” (v. 18), quais os bereanos – que eram mais nobres que os de Tessalônica (Atos 17:11) – se ajuntaram ao “Legislador” (ou seja, Cristo) e se aplicaram ao estudo das Escrituras. Às vezes os nobres são admirados e invejados. Bem, aqui são designados como tais aqueles que examinam as Escrituras (João 5:39) e as colocam diante de nós; aliás, cada filho de Deus é conclamado a perscrutar as Escrituras. O refrigério espiritual desfrutado ao redor do poço alegrou o coração do povo. “Está alguém alegre? Cante louvores” (Tiago 5:13). E Israel cantou. Desde o Mar Vermelho, há quarenta anos, não os vemos fazendo isso (a não ser as canções e danças profanas ao redor do bezerro de ouro). Finalmente, agora a murmuração deu lugar ao louvor. Junto com a alegria, Israel também encontrou a força (Neemias 8:10). Ela é exercitada nas suas primeiras batalhas contra Seom e Ogue, e ao render esplêndidas vitórias.

Números 22:1-21:Agora deixaremos Israel por alguns dias para descobrir o que está acontecendo com os seus inimigos. Cheios de medo, Moabe e seu rei, Balaque, viram Israel subindo do deserto, cobrindo a terra e posicionando-se bem à frente deles. Eles temeram que suas plantações estivessem em risco de ser saqueadas, da mesma maneira que “o boi lambe a erva do campo” (v. 4). Que Moabe fique tranqüilo! Quando o maná, o Pão da vida, é apreciado pelo povo de Deus, eles não vão querer nada do que o mundo possui. Com o objetivo de conquistar Israel, Balaque pensa em usar meios sobrenaturais. Ele chama para ajudá-lo o adivinhador Balaão, cuja fama conhecia. Esse homem personifica, ao longo das Escrituras, um clero acomodado, alugando a si mesmo por causa da recompensa (Deuteronômio 23:4; Judas 11). Balaão está dividido entre o desejo de receber as riquezas e honras prometidas pelos emissários de Balaque e a consciência de que é incapaz de ir além da soberana vontade de Deus. Visitado pelo Senhor, Balaão ouve a seguinte afirmação categórica e clara: “Não irás com eles, nem amaldiçoarás o povo; porque é povo abençoado”! Na esperança de persuadir o Senhor a revogar Sua declaração, o profeta infiel esquece que Deus não muda (conforme 23:19). Então, quando a segunda delegação chega, ele recebe permissão para ir onde seu coração ganancioso o guia.

Números 22:22-41:E assim Balaão colocou a sela em sua jumenta e partiu com o coração leve, fazendo antecipadamente os cálculos da recompensa da iniqüidade. Mas, aos olhos do Senhor, o caminho dele era perverso (v. 32), o que indica que leva à perdição. Balaão fingia obedecer a Deus quando, na verdade, estava “atraído e engodado pela sua própria concupiscência” (Tiago 1:14). O Senhor quer fazê-lo entender isso e lhe fala de maneira miraculosa pela boca da jumenta. Sem resultado! Então o anjo se revela a ele e o adverte (2 Pedro 2:15-16). Mais tolo e cego que seu animal, Balaão insiste, e o Senhor lhe permite continuar. Para nos fazer parar, será que Deus não tem se colocado no caminho de nossa vontade própria? Ele levanta obstáculos que falam de Sua parte, se soubermos como ouvir. Há muitas ocasiões em que deveríamos nos perguntar se o Senhor não pode estar no meio do caminho de um projeto que Ele desaprova!

O Novo Testamento menciona o “caminho” e o “erro” de Balaão (Judas 1:11), e finalmente sua “doutrina(Apocalipse 2:14). Agir de acordo com a própria vontade sempre leva ao desvio.

Balaque e Balaão agora se encontram para o nefasto trabalho. Juntos, os dois aliados são um tipo do rei perverso chamado de “a Besta”, e do falso profeta ou Anticristo, que na predição do Apocalipse, serão instigados por Satanás contra Israel e contra Deus.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Teofanias e Epifanias


Estudando o Antigo Testamento vemos alguns trechos onde Deus se faz conhecido, entre esses trechos temos suas aparições (Teofanias e Epifanias).Adão e Eva ouviram o som de Deus andando pelo Jardim do Éden no frescor dia dia(Gênesis 3:8).O Senhor apareceu aos Patriarcas Abraão,Isaac e jacó (Gênesis 15:1-21); (17:1-21); (18:33); (26:2-5); (28:12-16); (32:24-32).
Alguns estudiosos referem-se a todas as aparições de Deus no Antigo Testamento como Teofanias.Outros fazem distinção entre Teofanias e Epifanias.
TEOFANIAS: é apariação de Deus com o propósito de transmitir uma mensagem - chamar um profeta, fazer uma aliança ou promessa (Kuntz,The Self-Revelation of God, 37).
As Teofanias mais notáveis do Antigo Testamento são a Sarça Ardente (Êxodo 3), o Estremecimento de Sinai (Êxodo 19), os chamados de Isaias (Isaias 6) e Ezequiel (Ezequiel 1) e o Redemoinho de Jó ( Jó 38).São sempre acompanhadas de fogo,terremoto, trovão,fumaça, vento.
EPIFANIAS:referem-se ás aparições de Deus para ajudar,abençoar,alertar,resgatar ou salvar seu povo (Claus Westermann:"On Criation Genesis"(1990):24.
Bem próximo das Teofanias/Epifanias estão os relatos de aparições de Deus a pessoas em Visões e Sonhos, no Anjo do Senhor, em sua Face,seu Nome ou sua Glória.(Gênesis 41); (Mateus 1:20);(Miquéias 1:3-4) entre outras citações biblicas.
Kuntz disse que a aparição não possui forma consistente.A descriçãoTeofânica pode mencionar alguns dos instrumentos divinamente destacados pelos quais a divindade pode ser representada.Estudiosos de Teologia Biblia em geral identificam QUATRO: o KÂBOD(GLÒRIA); MAL'ÂK(MENSAGEIRO ou ANJO); PÂNÎM(FACE) e SÊM(NOME).Esses véiculos tecnicamente conhecidos por TEOLOGÔMENOS,são as "representações" da divindade em sua natureza real, mas JAMAIS, plenamente REVELADA.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Os 7 Jovens exemplares da Biblia

José, Samuel,Davi, Ester,Daniel, João e Timóteo forma os jovens que estão relacionados nas Escrituras Sagradas por seus exemplos para a posteridade.
José, o filho amado de jacó invejado e traído pelos próprios irmãos que o venderam para os estrangeiros, mas o plano de Deus é diferente dos planos dos homens.José sofreu e sofreu,mas estava escrito que ele iria ser o salvador de sua familia no futuro.

Samuel, o filho gerado com lágrimas no altar do Senhor.Chamavam-no juiz itinerante, pois ele fazia um circuito em Betel, Gilgal, Mizpá e Ramá, administrando justiça. Ele preencheu um cargo político na maior parte da vida, sem uma única mancha em sua carreira. Sob sua direção como vidente, ou profeta, formou-se a monarquia, e ele ungiu os primeiros dois reis de Israel, Saul e Davi.

Davi foi ungido para ser o Rei de Israel, quando não passava de um garoto, mas muitos anos se passaram antes que ele se tornasse rei. É difícil os jovens enfrentarem adiamentos e revezes. Porém, muitas vezes, decepções e lutas também são o nosso quinhão. Davi enfrentou estas cousas, e nós também as enfrentamos. Ele constantemente enfrentou um inimigo que era maior que o Golias, que matou quando moço. Esse inimigo era a sua própria natureza carnal. Muitas vezes é difícil fugir “das paixões da mocidade”

Ester enfrentou e participou da perseguição do seu povo. Sem dúvida ela foi tentada a ficar em silêncio e escapar à vergonha ou ao prejuízo pessoal. Hoje em dia, os jovens cristãos não gostam de ser escarnecidos ou encarados como “diferentes”. Todos nós enfrentamos uma crise, mais cedo ou mais tarde. Ester era uma jovem que surgiu em uma emergência.

Daniel foi um dos moços de sangue nobre ou real, que foram levados à Babilônia por ocasião do primeiro cativeiro, durante o reinado de Joaquim (Daniel 1:2). Ele tinha, naquela época, cerca de dezoito anos. Nada se sabe de sua família, mas aquele jovem andou com Deus e tornou-se um dos maiores profetas de todos os tempos. Tornou-se um grande estadista, ocupando essa posição durante mais de setenta anos. Tinha mais de noventa anos de idade quando foi colocado na cova dos leões, por Dario. Quando já estava na Babilônia, havia cerca de quinze anos, embora muito jovem, ele adquiriu tal fama por sua fé e intercessão como profeta de Deus, que Ezequiel o compara, na Palavra de Deus, com Noé e Jó, apresentando os três, como os maiores intercessores de todos os tempos. Leia cuidadosamente Ezequiel 14:13-20. Embora ele tenha enfrentado dificuldades como cativo de guerra, logo na mocidade, ele foi um dos maiores e mais puros caracteres da historia. Como estadista, influenciou as grandes civilizações que começaram uma nova ordem de cousas na história do mundo.

João Marcos tinha uma vantagem sobre a maioria de nós outros. Ele pôde ouvir, de primeira mão, os apóstolos e profetas da época neotestamentária. Pôde conversas com os que haviam conhecido pessoalmente ao Senhor Jesus, e ouvido as Suas Palavras, ou haviam sido curados por Ele. Como resultado, João Marcos foi capaz de escrever a maravilhosa história de Cristo, no seu Evangelho.

Timóteo suportou muita doença física e fraqueza, trabalhando como supervisor (bispo) dos pastores que eram, muitas vezes, homens sem cultura. Não havia templos durante os três primeiros séculos da História da Igreja. A pobreza e o sofrimento dos cristãos primitivos envergonharia a igreja moderna, pois esta se recusa a sacrificar-se por Cristo.



Jovem: torna-te padrão (I Tm 4: 6 a 16)

Timóteo natural de Listra, filho de pai grego e de mãe judia, Eunice (Atos 16,1), tornou-se companheiro de Paulo, desde que este por ali passou, no decorrer da segunda viagem missionária (Atos 15,35-18,22). Em várias cartas aparece sempre ligado a Paulo (2 Coríntios, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, Filemon), está ao seu lado em Atenas (Atos 17,14-15), em Corinto (Atos 18,5), em Éfeso (Atos 19,22) e é um dos portadores da coleta para Jerusalém (Atos 20,4). Foi encarregado por Paulo de várias missões difíceis, para resolver situações delicadas (Romanos 16,21; 1 Coríntios 4,17; 16,10-11; Filipenses 2,19-24; 1 Tessalonicenses 3,2-6).
Percebemos a importãncia da convivência dos jovens com pessoas comprometidas como Reino de Deus.Timóteo absorvia conhecimentos e exemplos de Paulo.e assim espalhava ao seu redor, isto é na Igreja a qual pastoreava.
Nós como adultos devemos dar exemplos aos jovens como Paulo fazia.Para que os jovens cresçam e caminhem no temor do Senhor.
Pois o Espírito Santo, através do Apóstolo Paulo não está se referindo somente a Timóteo, mas a todos oas jovens Salvos e Remidos no Sangue de jesus Cristo.
No Capitulo 4, versiculos de 6 a 16 de I Timóteo dá ênfase nesse modelo de regras a serem seguidas.Não há porque haver falhas, eis porque é preciso vivenciar a palavra de Deus "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreeensão, para a correção, para a educação na justiça"(II Timóteo 3:16)

Mulher Virtuosa quem a achará?(Prov:31;10-1)

O rei Lemuel, de Massa, guardou em suas memórias os ensinamentos de sua mãe que talvez tenha sempre repetido entre seus amigos e o povo de Massa, que foi transcrito pelos Escribas Massasoretas no Livro de Provérbios de Salomão dada a sua inspiração pelo Santo Espirito de Deus, fechando com chave-de-ouro tão nobre obra.
Ser uma mulher virtuosa nos tempos atuais está muito dificil, mas não impossivel por que o mesmo Espirito que inspirou a mãe do rei Lemuel a buscar uma esposa de virtudes morais, de caráter e valores que são inerentes a toda mulher éo mesmo que está inspirando as crinças, as adolescentes e as jovens a serem virtuosas.
Nesta sociedade capitalista e globalizada, onde os adultos que deveriam ser exemplos são os que mais estão dando maus exemplos a juventude atual, porque não cultivam essas virtudes que a Biblia nos ensina.
Ser uma mulher virtuosa hoje, não é diferente dos tempos da mãe do rei Lemuel, porque o diabo sempre ecistiu e existirá para desviar as mulheres do Caminho, da Verdade e da Vida.
Para que essa virtude seja cada mais brilhante aos olhos do Senhor Jesus Cristo é necessário ler a Bíblia diarimente e meditar no que leu, orar sem cessar e jejuar pelo menos uma vez no mês."Enganosa é a graça, e vã, a formusura, mas a mulher que teme ao senhor, essa será louvada" (Prov.31:30)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Mulher de Oração

"...levantou-se Ana, e, com amargura de alma,orou ao Senhor , e chorou copiosamente.Demorando-se ela a orar perante o Senhor,passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios" ( I Samuel 1; 10-12)
Na Biblia temos inúmeras passagens que faz referencias a importancia da oração tnato aos homens quanto as mulheres.
Mas aqui quero analisar a importancia da oração na vida de uma mulher de Deus.
A oração não é um monólogo, onde apenas uma pessoa fala.Na maioria das vezes ouvimos paenas uma pessoa falando...falando..falando...
E é muito chato ficar ouvindo repetições e repetições de palavras.A oração é um diálogo entre o filho e o Pai....Quando os discipulos pediram para que Jesus os ensinassem a orar Ele deu um modelo de ORAÇÂO.Não uma Oração para ser repetida por eles e pela posteridade da Igreja Cristã.(Mateus 6:9-15; Lucas 11:2-4).
Mas o que quero falar aqui é sobre a MULHER de ORAÇÂO, uma Mulher Virtuosa e Prudente.
Ana é um personagem biblico muito conhecido por todos os cristãos.Era uma moça cheia de fé, mas o sofrimento lhe atormentava o coração.
Naquela época, como era para povoar a terra, os homens podiam ter várias mulheres, e Elcana tinha duas:Penina e Ana.
Lemos no decorrer do texto sagrado que Penina caçoava de Ana, provacava,tornava a vida de Ana insuportavel.veja só, o temor que Ana tinha, não revidava e nem ficava comentando para todo mundo no Templo o seu problema.
Foi buscar refúgio no Altar do Senhor e não nos ombros das amigas e conhecidas, para que seu problema não se agravasse mais e ficasse na boca do povo do Templo.
A mulher de Oração é uma Mulher que vive em comunhão com Jesus dia e noite.Não fica fazendo fofocas nem comentando sobre os defeitos e suas repulsas interiores com ninguém e sim põe tudo no altar.
Pois dos lábios que saem o louvor não pode sair mesquinharias.Pode da mesma torneira sair ága potável e ao mesmo tempo água poluída?
A mulher de Oração é uma mulher que não fica pondo defeitos em outras,não vive murmurando,não vive se queixando da vida dos problemas, porque confia no Senhor.Dependen UNICA e EXCLUSIVAMENTE DO SENHOR.
Derama sua queixa perante o Senhor.No altar do Senhor.èr uma imitadora de Ana e assim ela se excede ao rubi.