sexta-feira, 20 de junho de 2014

Quando o "AMOR" trás sofrimento, é hora de pôr um ponto final

Deus é AMOR (1João 4:8), por isso nós MULHERES de DEUS, quando tivermos um relacionamento precisamos identificar se é de Deus. Ser prudente. Cautelosa. Sábia. Saber distinguir entre o que é de Deus e o que não é de Deus. Nós Mulheres de Deus precisamos vigiar para não nos apaixonarmos por homens muito mais jovens do que nós. Homens perturbados, distantes, temperamentais. Segundo a Psicóloga Robin Nowoord, as MULHERES que AMAM DEMAIS vêm de famílias desajustadas e que esse tipo de tensão emocional da infância marca profundamente a psique transformando em MULHERES carentes de afeto, de atenção, de carinho, de amor. E quando encontram um homem tipo "galã" se doam de corpo, alma e espírito e depois quando o relacionamento acaba, ficam perturbadas e perturbando outras pessoas. Se “agarraram” na família do homem que a abandonou parecendo "grude" e perturbando o ex. E pior quando ele arranja outra. A baixa-estima é duplicada.Nós, Mulheres de Deus, precisamos olhar,vigiar e orar (Marcos 33:13) para não ficarmos obcecadas por homens emocionalmente indisponíveis, dependentes do trabalho, de hobbies, de bebidas, de mulheres.




MULHERES que AMAM DEMAIS

Quando li o Livro de Robin Norwood "Mulheres que amam demais", gostei bastante porque são relatos de mulheres que tiveram suas vidas sofridas por uma obsessão que julgavam ser AMOR e como superaram. Toda mulher já foi uma MULHER que AMOU DEMAIS. Não resta dúvida!Teve suas fases de "obsessão" no AMOR quando adolescentes e jovem. Dizem que idade é maturidade porque mulheres de mais de 50, 60, 70  anos de idade amam parecendo adolescentes ou jovens? É claro, que o AMOR não tem idade, mas com toda essa carga de experiências esses comportamentos são normais nessas faixas etárias, principalmente quando o "AMOR" são homens  de quase a metade de suas idade? A própria Psicóloga e Terapeuta Robin Norwood (1988, p.87) diz "Amar demais não significa amar muitos homens e sim ser obcecada por UM HOMEM e chamar isso de AMOR". E eu fico pensando... Será alguma doença mulheres da Terceira Idade estar “AMANDO DEMAIS” sem ser correspondida? Porque amar é BOM e faz BEM, mas AMAR sem ser amada... e ficar postando fotos na internet, comentar fatos passados que viveram juntos e ainda se expor e expor o ser amado e outras pessoas ao ridículo, por ciúmes, despeitos, não saber perder, não ter maturidade e amor próprio... Quem AMA DEMAIS não se importa com a presença, com o toque, com a atenção, com o carinho, com a comunhão a dois???



O AMOR JAMAIS ACABA

O que é o AMOR? João nos diz que Deus é AMOR (João 4:8). As demonstrações do AMOR aparecem nas mais diferentes linguagens do pensamento humano. Nietzsche disse que o campo filosófico é quem trata desse sentimento porque é transcendente e que pode distorcer a realidade afastando a pessoa da realidade, pode ser obsessão. Platão em seu livro o “Banquete” diz que o AMOR liberta o ser humano do sofrimento conduzindo sua alma ao banquete divino ou seja o amor autentico. Immanuel Kant diz que o AMOR sobre o amor-ação, amor-paixão, amor-afeto, amor-virtude. Outros estudiosos dizem que o AMOR é uma inclinação da alma para um objeto ou pessoa. Eu acredito no disse João, que Deus é AMOR, portanto o amor não é fanatismo, obsessivo, opressivo, fanático e que produza sofrimento. Vejo que muitas pessoas atribuem a outros o fato de não ter dado certo um relacionamento. Alegam dizendo, “fulano(a) acabou com nosso amor”.  “Beltrano(a) tomou ele(a) de mim”. E torna-se obsessão...noites sem dormir. Rindo para não chorar. Se acabou porque não ERA AMOR. “ O AMOR jamais acaba “ (1Corintios 13:8)

Mulheres e Homens que amam demais

Vivemos em uma sociedade de grande avanços tecnológicos e isso faz com que um numero bem grande de pessoas possam aflorar seus sentimentos  através de palavras ou imagens. Como educadora tenho testemunhado casos de Mulheres e Homens que “AMAM DEMAIS”. Quando um relacionamento termina ficam na mais extrema angustia, depressão e perturbando quem o ou a abandonou. É claro, que dói separar-se de quem se ama, mas é também preciso que se tenha AMOR PROPRIO.  Mulheres e Homens que amam demais são seres que possuem a auto estima abaixo de zero. E o mais trágico é que se levantam “profetas” ajudando a alimentar essa baixo-estima, sofrimento, angustia, esperança sem futuro na maioria dos casos. É torna-se um circulo vicioso do desamor. Mulheres e Homens que amam demais merecem toda nossa atenção, carinho,respeito e entendimento porque acreditam “na volta”, na “reconciliação” e ficam postando fotos com o amor de anos atrás. Ficam na dependência de amizade da Familia. Ficam insistindo ou perturbando se o outro arranja outro relacionamento. Se contentam com “migalhas” ou seja  telefonema, postagem,  mensagem, enfim, para sentirem-se felizes e sorrir por alguns minutos.  Mulheres e Homens que AMAM DEMAIS são pessoas que precisam de Jesus Cristo porque somente Ele pode levantar a BAIXO-ESTIMA através do seu ESPIRITO SANTO!