quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pentecostes na Antiga Aliança

No Antigo Calendário Judaico 03 Festas estão relacionadas (Êxodo 23:14-17 e 34:18-23), sendo a Páscoa celebrada junto dos Ázimos ou Asmos, a Festa das Colheitas ou Semanas ou Pentecostes e a dos Tabernáculos ou Cabanas. Na Antiga Aliança observamos em Levitico 23:15-21 na Festa Pentecostal, um tipo de liturgia e em Deuteronomio 16:9-15 nos mostra outro tipo de liturgia, os estudiosos dizem que é devido o novo ambiente da celebração.Pentecostes possui vários nomes:
-Festa da Colheita ou Sega- hebraico hag haqasir (Exodo 23:16).
-Festa das Semanas - no hebraico, hag xabu´ot. (Deuteronomio 34:22; Números 28:26; Deuteronomio 16:10).
-Dia das Primícias dos Frutos - no hebraico yom habikurim (Números 28:26).
-Festa de Pentecostes segundo os estudiosos no ano 331 a.C. os gregos assumiram o controle do mundo, impondo sua língua, possivelmente os nomes hebraicos hag hagasir, hag xabu’ot e yom habikurim foram substituídos por Pentecostes.

A Páscoa era uma festa CASEIRA enquanto que a Festa da Colheita ou Semanas ou Pentecostes era um celebração realizada onde se cultiva o trigo e a cevada, portanto, uma FESTA AGRICOLA. O cerimonial começa quando a foice era lançada contra as espigas (Deuteronomio 16:9) respeitando a recomendação do direito de respingar dos pobres e estrangeiros (Levitico 23:22 e Deuteronomio 16:11). Em Exodo 23:17 vemos que o cerimonial prosseguia com a caminhada para o local do culto. Em Deuteronomio 16:11 vemos que todo povo trabalhador com suas Familias, amigos e estrangeiros se reuniam o que se chamava de “Santa Convocação”(Levitico 23:21). O Povo celebravam com ações de graças e alegria pela proteção e cuidado de Deus.(Levitico 23:21).

44 Anos de Pentecostes em Curralinho-Costa Sul da Ilha de Marajó-Pará

No ano de 1968 chegava a Curralinho Manoel Miranda e sua esposa Floripes e sua filha Ruth, os primeiros Missionários-Evangelísticos neste local. Em 1970, chegava o Pastor Miguel Guerreiro e sua Familia para pastorear o Campo de Curralinho. Foram os pioneiros do Fogo Pentecostal Assembleiano em Curralinho. E nos dias 17 e 18 de maio de 2014 o Povo Assembleiano Curralinhense reuniram-se para comemorar os 44 anos de desse Fogo Pentecostal trazido por esses pioneiros. E para celebrar ao Senhor com jubilo foram convidados o Pastor Cantor-Compositor Cícero Nogueira e o Pregador Pastor João Aguiar. Atualmente a IEAD em Curralinho está sendo pastoreada pelo Pastor Presidente Manoel Luiz e sua esposa Edna. A Festa em comemoração aos 44 anos contou também com a presença do Pastor Supervisor Gerson e sua comitiva de São Sebastião da Boa Vista, Caravanas do municipio de Bagre, Breves, Portel e Rio Paulista. Foram 2 dias de real avivamento, renovação, batismo nas águas e no e com Espirito Santo e dezenas de almas para Jesus. Amém...

sábado, 10 de maio de 2014

Minha Mãezinha segurando no colo sua Bisneta Marina Nancy

Um ano fará que Minha Mamãezinha Carmencita  partiu deixando-nos uma dor sem fim. E ainda segurou no colo sua primeira bisneta Marina Nancy. Minha Mamãezinha era uma MULHER SÁBIA, PRUDENTE, GUERREIRA. Venceu tantas dificuldades quando os filhos eram pequenos, mas ajudou meu PAIZINHO a dar-nos uma EDUCAÇÃO de QUALIDADE. Venceu um CÂNCER de ÚTERO pelo PODER da FÈ em Cristo Jesus. Aos seus 84 anos de idade, foi uma  VENCEDORA. Tinha sua FORÇA no SENHOR. No leito da morte, INVOCAVA o nome do SENHOR. Seus olhinhos fitos nos céus, clamava ao Eterno por perdão e misericórdia. Ainda acreditava na cura, mas era chegado o TEMPO do SENHOR. O Senhor a estava chamando para sua morada eterna. Minha Mamãezinha! Sempre foi uma MULHER de ORAÇÃO! E creio que lá na UTI quando despertou da sedação, ela invocou o nome do Senhor. Depois dormiu para sempre! E chegou em casa naquela urna dourada. Uma mistura de dourado com o branco. Coberta de flores brancas e douradas. Linda! Fria! Hirta! Vestida de uma mortalha branca e dourada! Ceio que foi o Senhor quem direcionou TUDO ISSO. Quando abriram aquela urna e vi  Minha Mamãezinha ali, parece que meu mundo desabou. E fitei os céus pela fé e vi a GLÓRIA de DEUS. A morte é uma passagem para a ETERNIDADE com o SENHOR. E que nos ENCONTRAREMOS na ETERNIDADE. AMÉM

Querida Amada e Inesquecivel Mamãezinha

Dia 14 de maio irá fazer uma ano que MINHA MAMÃEZINHA partiu para DORMIR no SENHOR e aguardar o soar da trombeta, e nos encontrar nas Mansões Celestiais, lá viveremos a eternidade adorando a Face Amada do Senhor.Lá verei também Meu Amado Papaizinho Raimundo Nunes, Meu Filho Amado Robert Cézar, meus Avós maternos e paternos e uma infinidade de amigos que estão dormindo no Senhor esperando Aquele Dia. enquanto isso, o coração bate apertado de saudade e dor. Amanhã Dia das Mães! Minha Mamãezinha não estará mais conosco. E esse dia será um dia, muito triste para mim, para Minha Familia! Mas continuaremos na caminhada, firme nas promessas do Senhor Jesus Cristo. Porque ele foi preparar lugar e vir nos buscar para vivermos com Ele Eternamente(João 14:2-3-ARC). Minha Mamãezinha foi minha base em TUDO. Desde que nasci ela sempre esteve ao meu lado, ajudando, orientando, aconselhando, sendo cúmplice, enfim, ELA FOI e SEMPRE será a minha MAIOR e MELHOR AMIGA. Ajudou-me na formação humana de meus filhos e sobrinhos. Era aquela pessoa que estava sempre solicita para ajudar, apoiar, estar presente nos momentos alegres e tristes da familia. 
Minha Mamãezinha foi uma GUERREIRA e ensinou-me a SER GUERREIRA. Era uma MULHER de FÉ, da GARRA, de CORAGEM, de ATITUDE, de DETERMINAÇÃO,de TRABALHO, de CARÁTER, de HONESTIDADE, enfim e TUDO isso foram BASES para a minha vida, a de meus irmãos e de meus filhos. Que saudades de Minha Mamãezinha! Volto no tempo e revejo como em um filme as cenas que nos fizeram felizes! e sinto saudades! Ou anda sinto aquele corpinho frio, gelado naquela urna dourada! Linda! Parecia sorrir!E meu coração sangra de saudades!!!