domingo, 24 de março de 2013

A Educação Cristã: crescimento com Deus


O que é EDUCAÇÃO? Poderíamos dizer que EDUCAÇÃO é um processo contínuo, que se desenvolve a vida inteira, independentemente de ambiente escolar. A EDUCAÇÃO CRISTÃ  tem como objetivos proporcionar o desenvolvimento do indivíduo como um todo e lhe oferecer condições de crescer em sua vida espiritual, no conhecimento de Deus e das Escrituras. Esse crescimento leva em conta o ser humano em seus aspectos físicos, emocionais, espirituais e sociais. Nosso exemplo maior de desenvolvimento integral é o próprio Jesus, pois a Bíblia nos relata que ele "[ ... ] crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens" (Lucas 2:52).(MOLOCHENCCO, 2007, p. 16). A EDUCAÇÃO CRISTÃ somente cumpre sua missão quando olha para o indivíduo de forma integral, pois o desenvolvimento das pessoas abrange os aspectos físico, emocional, social e intelectual. No ensino das Escrituras é um erro tentar abordar o Ensino Bíblico levando em conta somente um aspecto do ser, o aspecto intelectual, deixando assim de observar as diferentes etapas de desenvolvimento das pessoas, bem como de atentar para suas emoções e os relacionamentos interpessoais desenvolvidos ao longo do processo educacional.
(Fonte: http://www.comunhao.org.br)

A Importancia da Educação Cristã


"Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda, ensina ao justo, e ele crescerá em prudência". (Provérbios 9:9). "Pois tudo quanto outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança". (Romanos 15:4)...A Educação Cristã vai muito além da estrutura física, Currículo e Materiais Didáticos. A Educação Cristã consiste em construir o conhecimento, levando os aprendizes a serem ativos participantes no processo educacional, ao invés de meros ouvintes passivos. O ensino é muito mais do que apenas depositar conhecimento no cérebro do aluno, levando a memorizar dados – Paulo Freire chama esta prática de modo pejorativo: Educação Bancária.
Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa: EDUCAÇÃO é o ato ou processo de educar(-se). EDUCAR é dar (a alguém) todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade. EDUCAR é também transmitir, a saber: dar ensino a, instruir. Educação é a aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano; pedagogia, didática, ensino.O conjunto desses métodos: pedagogia, instrução, ensino. O desenvolvimento metódico de uma faculdade, de um sentido, de um órgão. Ex: da memória, do paladar, do intestino. O conhecimento e observação dos costumes da vida social; civilidade, delicadeza, polidez, cortesia.

A Educação Cristã


A EDUCAÇÃO CRISTÃ deve ser um assunto que ocupe lugar ESPECIAL na mente e no coração de todos os salvos e remidos. Entende-se por Escola Bíblica Dominical (E.B.D) o Departamento da Igreja responsável pela Educação Cristã, com ênfase no Ensino da Palavra de Deus.O primeiro Mestre citado nas Escrituras foi o próprio Deus. Isso é notado de modo inferencial em Gênesis 3:8-11, quando Deus ia falar com Adão, na viração do dia, certamente lhe dando ensinamentos. E de maneira mais explícita em Êxodo 4.12, quando Ele se propôs a ensinar a Moisés. Posteriormente o ensino ficou a cargo dos próprios pais (Deteuronomio 6:7-9). Com o passar do tempo, o encargo do Ensino da Lei ficou sendo tarefa também dos Sacerdotes (Deteuronomio 24:8) e dos Profetas (Isaiais 6:8-10; Jeremias 11:1-4). Até mesmo reis bondosos aliavam-se aos sacerdotes, promovendo ensino para o povo (2Cronicas 17:7-9).Nos dias de Jesus, não faltou ENSINO, pois Ele mesmo se preocupou não somente em ensinar (Mateus 4:23), mas também em preparar pessoas que dessem continuidade ao Seu ministério (Mateus 28:19,20).
Mesmo sendo uma instituição moderna, a Escola Bíblica Dominical tem seus fundamentos num passado distante, registrado no Antigo Testamento, como podemos ver nos relatos de Esdras e Neemias ensinando ao povo (Neemias 8:1-9). O ENSINO na Escola Bíblica Dominical é ministrado com o intuito de alcançar um resultado tríplice: 01-ganhar almas para Jesus;02-promover o crescimento e desenvolvimento espiritual do cristão; 03-preparar obreiros para a seara do Mestre
Tal ensino é oferecido de modo sistemático e gradativo, por meio de métodos e técnicas apropriadas, respeitando as necessidades, limitações e a capacidade de cada faixa etária, quer se trate de crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens ou adultos.
Como agência de formação religiosa, a E.B.D. deve estar devidamente equipada, tanto no que se refere ao corpo docente e ao segmento responsável pelo material didático de apoio como também ao aspecto logístico.A EDUCAÇÃO CRISTÃ deve ser um assunto que ocupe lugar cativo na mente e no coração de todos os cristãos, para que se tornem alunos assíduos.
Mais do que em qualquer outra época, atualmente é imprescindível que o cristão sinta interesse em aumentar os seus conhecimentos bíblicos, a fim de possuir condições não só para enfrentar dificuldades e adversidades, mas principalmente para triunfar sobre o pecado que tão de perto nos rodeia (Hebreus 12:1b). Em certa ocasião, o próprio Jesus criticou os fariseus dizendo-lhes que, por falta de conhecimento das Escrituras, eles eram levados a erros (Mateus 22:29). O mesmo acontece em nossos dias. A falta de conhecimento sobre o Senhor Jesus leva muitos a negarem a fé, e um grande número é conduzido pelo caminho da perdição. Mas a Bíblia nos ensina: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:32).Na Escola Bíblica Dominical, você se apropriará de CONHECIMENTOS importantes que trarão benefícios não somente nesta vida, mas também para a vida eterna com Cristo Jesus, Senhor nosso.(Fonte:cibi.org.br)